Emulador

Em janeiro de 1982 foi lançado o computador Commodore 64 com impressionantes 64 KB de RAM e design que mais parecia um teclado, foi o computador mais vendido de todos os tempos, 8 anos mais tarde um dos primeiros softwares emuladores foi disponibilizado na BBS e esse emulador era de um Commodore 64.

Emular, segundo o dicionário significa entre outras coisas imitar, um software emulador nada mais é que um programa que tenta imitar o comportamento de algum hardware específico.

Os emuladores são muito populares na comunidade gamer já que através deles é possível jogar jogos de consoles sem precisar ter o console, coisa que torna o acesso barato e simples.

Em redes de computadores o aprendizado era construído através do estudo dos conceitos e da prática em equipamentos caros e de difícil aquisição, isso tornava todo o processo de estudo voltado para o mundo real muito complicado já que o estudante em fase inicial ainda não estava inserido no mercado de trabalho e portanto sem acesso aos dispositivos de rede, a alternativa era comprar equipamentos usados e caros para montar um lab em casa, uma barreira de entrada muito alta.

Para diminuir essa barreira em 2005 a Cisco lançou um software chamado Packet Tracer que oferecia dispositivos de rede simulando dispositivos reais através de software, ele não oferecia emulação completa de um hardware de rede mas já era uma revolução para os  estudantes. 

Por volta de 2007 temos o primeiro emulador para dispositivos de rede Cisco o Dynamips. Agora era possível emular o hardware de roteadores Cisco 1700, 2600, 2691, 3600, 3725, 3745, e 7200 com o sistema operacional real e completo da Cisco limitado apenas pela capacidade do computador onde o emulador era instalado, toda a configuração era feita através de arquivos texto e sem nenhuma interface gráfica, emular switches também não era possível pois eles funcionam com chipsets específicos chamados ASICS (application-specific integrated circuit).

O Dynamips era o sonho se tornando realidade.

As coisas só melhoraram, logo depois o GNS3 foi apresentado para a comunidade e agora havia uma interface gráfica para o Dynamips, depois o UNETLAB apareceu e toda complexidade de configuração do GNS3 desapareceu, agora bastava ligar uma máquina virtual e tudo estava lá disponível através de um simples navegador, nessa época também apareceram as imagens leves de dispositivos Cisco baseadas em Unix/Linux e com suporte a switch (IOL images), agora era possível emular switches L2 e seus protocolos.

Recentemente ainda tivemos o EVE-NG com recursos mais avançados que o UNETLAB com suporte a imagens QEMU e centenas de dispositivos de rede como firewalls e balanceadores, por último o PNETLAB que conta com todos os recursos do EVE PRO e ainda tem uma biblioteca de labs preparados para estudo.

Em pouco menos de 15 anos saímos de zero possibilidade de emular dispositivos de rede para uma variedade de emuladores e facilidades que nenhum profissional sonhava ser possível, para os emuladores eu dou 5 pings !!!!! 

Quantos PINGs você dá para esse texto?

Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas.