- Gustavo Kalau Newsletter
- Posts
- Especialista em pegar ônibus
Especialista em pegar ônibus
Mudei de escola quando estava saindo do ensino fundamental e entrando no ensino médio, a nova escola era uma escola técnica vinculada ao SESI, fiz meu ensino médio e técnico ao mesmo tempo, meu curso era o de Telecomunicações e foi muito legal, o problema é que essa nova escola ficava cerca de 55Km de onde eu morava.
Durante 3 anos a minha rotina era acordar as 5 horas da manhã, meu pai me dava uma carona até o ponto de ônibus, pegava o ônibus número 1131 que demorava cerca de 50 minutos (se o trânsito estivesse bom) para chegar na escola, na volta pegava também o 1131, parava no centro da minha cidade e pegava mais um ônibus para chegar no meu bairro (na volta meu pai não podia me dar carona pois estava no trabalho), esse último ônibus era o 830 ou o 380, esse último parava na rua da minha casa, mas era igual antibiótico, só passava de 8 em 8 horas.
Então durante 3 anos eu pegava 3 ônibus (lotação aqui em MG), que me tiravam cerca 150 minutos diários, duas horas e meia de puro choque de classe social, não que eu não pegasse ônibus antes, mas agora a quantidade e frequência eram bem maiores.
Quando você pega muito busão, seu cérebro se transforma, sua mente se adapta para que a experiência seja menos ruim, você fica esperto e pega vários macetes como:
Saber onde o motorista irá parar no ponto, muito útil para que você se posicione sempre perto do onde a porta irá abrir e consequentemente entrar primeiro;
Saber de qual lado o sol vai bater, isso é muito importante para escolher o assento correto (caso tenha) e não ir cozinhando a viagem inteira;
Andar com o ônibus em movimento sem cair;
Passar na roleta com mochila sem ficar preso;
Dormir em pé;
Conhecer os outros viajantes e saber qual ponto onde cada um sairá, permitindo assim um posicionamento estratégico para conseguir um assento;
Fazer amizade com o motorista para que ele pare fora do ponto quando for melhor para você;
Acordar sozinho um ponto antes do seu;
Ter bom relacionamento com os passageiros regulares para que eles possam te acordar caso durma e seu ponto esteja próximo.
Saber quando se deslocar em ônibus lotado para conseguir descer no seu ponto.
Creio que existam várias outras skills relevantes para usufruir do transporte público de massas, mas eu só me lembrei dessas.
O transporte público também pode causar humilhações públicas com alguma regularidade, pra mim a pior era a corrida atrás do veículo na esperança de conseguir chegar a tempo de entrar e seguir viagem, batidas na lataria e gritos desesperados fazem parte dessa experiência nada agradável.
Andar de ônibus forjou o adulto que sou hoje, me fez entender que a vida do pobre é uma batalha diária, que se eu não estudasse aquela seria minha realidade por toda a minha existência.
Melhorei de vida e tive oportunidade de visitar vários países diferentes (quem diria hein), posso garantir que transporte público é ruim em qualquer lugar, os perrengues são bem parecidos e a experiência ruim, fico pasmo quando vejo as pessoas glamourizando isso.
Para o transporte público eu dou três pings (sei que é importante, mas é horrível) !!!..
Quantos PINGs você dá para esse texto? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |