- Gustavo Kalau Newsletter
- Posts
- Na vida real é máximo esforço e mínimo resultado
Na vida real é máximo esforço e mínimo resultado
Todo sábado eu acordo 4:30 da madrugada, vou ao banheiro, enrolo bastante, penso na vida e na planilha de treinos, sábado é dia do treino chamado longão, no meu ciclo de treino atual são normalmente 20km de corrida, eu como minha paçoca e bananinha, tomo água, visto minha roupa e calço meu tênis de correr, me arrasto até o carro, vou dirigindo até o marco zero da lagoa da Pampulha.
Estaciono, penso mais um pouco na vida e me odeio por estar ali tão cedo, falo comigo mesmo se isso vale a pena, olho no relógio e já são 05:50, melhor eu ir correr e acabar com esse sofrimento logo.
Os primeiros 2km são de aquecimento, depois o ritmo aumenta gradativamente e pode variar dependendo do objetivo, fato é que a corrida só fica boa mesmo quando ela acaba, aí vem a endorfina e outros hormônios, a sensação de dever cumprido e objetivo alcançado, é bom demais!
Mas 99% do processo é chato, solitário e sofrido, seu corpo e mente sempre irão pedir que você pare, é tudo desconfortável e os resultados só irão melhorar mesmo depois de anos de dedicação, corro 4 vezes por semana sendo 3 em esteira, o que é ainda mais chato, mas eu simplesmente vou lá e faço, ainda tento encaixar mais 2 dias de reforço muscular, ou seja, treino 6 dias por semana e em nenhum deles tenho vontade de ir.
Estudar pra mim é a mesma coisa, faço porque tenho que fazer e porque gosto do resultado final, consigo no fim das contas ter um trabalho melhor, ganhar mais dinheiro e dar uma condição melhor para a minha família, quer motivação melhor que essa? Eu simplesmente vou lá e estudo, 99% das vezes sem nenhuma vontade.
Em um mundo de redes sociais onde são ofertados metodologias milagrosas garantindo o menor esforço e o maior resultado eu te digo que a vida é simplesmente o contrário do que o coach do momento diz, a vida real é máximo esforço e mínimo resultado, o seu treino ou estudo constante só serão notados daqui á vários anos e se (somente se) você for constante e nunca parar.
Para melhorar 5 minutos em uma maratona você treina no mínimo 1 ano, isso se já tiver pelo menos uns 3 anos de corrida nas canelas.
Você não vai virar sênior em 6 meses porque fez um curso, não vai ficar rico ou arranjar o emprego dos sonhos amanhã porque tirou uma certificação hoje, mas continue estudando pois pra quem não é herdeiro essa é a única opção, não desanime ou ache que está lento só porque o fulaninho no Instagram disse isso ou aquilo, muito provavelmente você está no caminho certo e no ritmo correto, tenha paciência e seja consistente, estude mesmo não querendo, estude mesmo sem vontade, ninguém está realmente motivado, você simplesmente faz.
Não existe milagre, metodologia, atalho, o bom e velho feijão com arroz, sentar na cadeira, estudar, resolver questões, fazer laboratório e repetir isso todos os dias é o que realmente faz a diferença, deixa eu ir ali agora que eu preciso estudar, sem vontade nenhuma, mas vou lá…
Para minha vontade de estudar e treinar eu dou apenas um ping: !….
Quantos PINGs você dá para esse texto? |
Faça Login ou Inscrever-se para participar de pesquisas. |