- Gustavo Kalau Newsletter
- Posts
- Pneumonia
Pneumonia
Pneumonia é uma inflamação nos alvéolos dos pulmões que são pequenas bolsas de ar onde ocorrem as trocas gasosas entre o ar inspirado e o sangue. São a base do sistema respiratório e a sua função principal é a hematose, ou seja, a troca de oxigênio por dióxido de carbono. Essa inflamação pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. De forma bem resumida, se você tiver pneumonia seu sistema respiratório vai sofrer bastante.
A pneumonia tem uma história longa, inicialmente, era uma doença misteriosa, com relatos de casos que remontam à antiguidade. Em 1875 foram observadas bactérias nos pulmões de pacientes com pneumonia, ou seja, é uma doença antiga, com amplo conhecimento médico, protocolos de tratamento e vacinas.
No dia 16/06 fui ao hospital pois estava com sintomas de sinusite, já cheguei me auto diagnosticando e o médico de plantão nem me pediu raio-x, já mandou o tratamento padrão para sinusite, vale ressaltar que minha última visita em um pronto atendimento havia sido em 2021.
Já em casa iniciei o tratamento com antibiótico, 3 dias depois meu quadro estava pior, agora com muita febre, sem nenhum apetite e vomitando de 4 em 4 horas. Lá vai eu novamente para o hospital (depois de muita insistência da minha esposa é claro, homem é um bicho difícil demais, vai entender). Chegando no hospital já fui encaminhado para tomar soro na veia, remédio para enjoo e raio-x da face e tórax. No raio-x uma bela mancha no pulmão, lado direito superior, pneumonia disse a doutora. Tratamento? Mais antibiótico, corticoide e dipirona 1g se tiver dor ou febre.
Sucesso, 48 horas depois já me sinto bem melhor, apesar do cansaço. Esqueci de mencionar que eu precisei ir ao hospital a cada dois dias para controle. Cinco dias depois já me sinto bem, decido ir ao escritório gravar algumas aulas, no trânsito já me sinto cansado, depois de quatro horas no escritório eu começo a sentir uma dor nas costas/peito/costela do lado direito superior, que merda, não devia ter vindo.
Volto pra casa e fico quieto, durante a noite a dor aumenta e no dia seguinte tomo duas dipironas e a dor passa, dez horas depois a dor volta. Decido marcar um pneumologista, especialidade médica que eu nem sabia que existia. Fico mais 3 dias com dor e achando que me ferrei de vez, me esforcei muito cedo e agora meu pulmão foi de arrasta, pesquiso na internet e ela só me confirma que me fodi, desespero mode on, vou jogar Zelda que é melhor.
Dia de consulta com o pneumologista, deixa eu resumir aqui porque esse texto já tá grande: não tenho mais nenhum resquício de pneumonia, ganhei uma cicatriz no pulmão e essa dor que eu estou sentindo é apenas uma dor esquelética causada pela inflamação da pneumonia, ela vai sumir sozinha segundo o doutor.
Não é que o senhorzinho tava certo? Dois dias depois a dor sumiu, será que era psicológico e consequência do meu desespero masculino? Vai saber, agora é esperar mais alguns dias para voltar a treinar e correr. Perdi 20 dias de junho nessa brincadeira.
Para a pneumonia eu dou zero pings: …..
E você quantos pings dá para esse texto?